Podologia: um spa para os pés

Publicado em:

Fazer uma boa pedicure com certeza é muito relaxante além de trazer aos pés uma aparência higiênica e livre de unhas mal cuidadas, porém há uma especialidade que cuida dos pés de forma mais aprofundada, estamos falando dos serviços de podologia. Esse tratamento possibilita que as unhas sejam desencravadas por profissionais capacitados, além de deixarem as unhas lindas e macias, conhecido como Spa dos Pés, outros procedimentos são feitos como lixamento de superfície, esfoliação, massagem e hidratação.

Porém alguns cuidados específicos devem ser analisados e em quais circunstâncias e se determinadas pessoas, podem receber esse tratamento, como por exemplo, no caso de uma massagem mais intensa não ser apropriada para pessoas com histórico de trombose, pois irá ocasionar um deslocamento do trombo, o qual geralmente fica localizado em sua maioria na região da panturrilha. É indicado que sejam feitos movimentos circulares e com suavidade nesta região, se houver evidência de má circulação o mais indicado é encaminhar o paciente para um angiologista para maiores investigações.

a1

 

Quando procurar um podólogo?

Quando houver unhas encravadas e inflamação nas cutículas é indicado procurar um podólogo para que o mesmo faça a manobra correta de retirada de unha de dentro da cutícula, a saúde dos pés deve ser feita com rigor por quem tem problemas de diabetes. Pois o paciente diabético tem grandes chances de ter alterações neurológicas, vasculares e sistêmicas. O atendimento será feito iniciando com uma inspeção rigorosa e na ocorrência de fissuras, calosidades, unhas encravadas ou bolhas deve ser feito um atendimento especializado.

Infelizmente, o maior responsável pelas deformidades nos pés é o uso de calçados errados, estes que deveriam ter a função de proteção, mas que acabam se tornando inimigos dos pés. O podólogo é um profissional capacitado a tratar de pés saudáveis e pés de pacientes com doenças crônicas, como a pressão alta, doença vascular e diabetes. Ele tem a função de realizar os cuidados com os pés de forma integral, são especializados e integram a área da saúde e estética.

Entre as diversas patologias que podem acometer a região dos pés e demais lesões estão: unhas encravadas, micoses, fissuras, calos, calosidades, e verrugas plantares. Durante o período de inverno, podem ocorrer uma maior ocorrência dos pés ficarem em locais quentes e úmidos, pois ficam por muito tempo, fechados dentro de sapatos os quais não possibilitam a ?respiração? natural da região. Há pessoas que suam muito e se não fizerem uso de um bom par de meias para reter esse excesso de suor e sapatos de qualidade, terão com certeza situações de frieiras, micoses e fungos nessa região. A visita a um podólogo deve ser feita com uma determinada frequência, também é indicado procurar usar sapatos de couro para quem já tem predisposição a proliferação de fungos nos pés e para quem tem alguma doença crônica, a periodicidade de visitas deve ser maior.

a2.png

 

Cuidados pós-atendimento

Após o atendimento de um profissional podólogo o ideal é que sejam mantidos alguns cuidados com os pés, veja as dicas abaixo: ? Procure usar sapatos confortáveis: use calçados que protejam os pés como um todo, se estiver incomodando, não tem jeito o melhor é procurar comprar outro ou usar um que esteja no armário. ? Cuide de seus pés diariamente: se acostume a fazer uma inspeção diária nos pés, verificando se há calos, ferimentos ou início de fungos e trate rapidamente de sanar esses problemas antes que aumentem. ? Hidrate a região dos pés: sim essa região também precisa de uma boa hidratação, procure cremes que tenham em sua propriedade elementos fungicidas, calmantes e hidratantes. ? Faça visitas periódicas ao podólogo: mantenha uma frequência de visitas a um especialista em pés caso já tenha a ocorrência de alguma inflamação, unha encravada, calo ou demais situações irregulares nos pés. ? Não faça corte de unhas muito rente à pele: o corte feito de maneira errada levará ao crescimento irregular das unhas, o que poderá ocasionar em encravamento da mesma na pele.

Com esses cuidados básicos e preventivos é possível manter a saúde dos pés sempre em dia, outros tratamentos oferecidos pelo podólogo são a hidratação com parafina, tratamento para olho de peixe e calos infeccionados.

Deixe seu comentário!

Lua Nova
Segunda - Domingo
08/04 - 14/04
Lua Crescente
Segunda - Domingo
15/04 - 22/04
Lua Cheia
Terça - Terça
23/04 - 30/04
Lua Minguante
Quarta - Terça
01/05 - 07/05
Fases da Lua
WhatsApp: 31. 3657-5757