A rotina de uma barba perfeita!
Manter o visual, exige cuidados frequentes! A barba crescida exige sempre manutenção.
Os barbeiros profissionais recomendam:
- Lave todos os dias a barba: usando shampoo para o seu tipo de cabelo: oleoso, seco, normal, grisalho, cacheado.
- Após a lavagem: passe condicionador, duas vezes por semana, caso a barba seja muito seca passe todos os dias, deixe agir por dois minutos e enxague bem. Tente não aplicar o condicionador na pele!
- Aparar: dependendo da velocidade de crescimento dos pelos, apare os fios de uma a duas vezes por semana, use uma tesourinha de pontas finas ou arredondadas. No bigode, corte os pelos com a tesoura acima da linha do lábio.
- Desenho: é preciso desenhar os contornos da barba. Deixe os pelos aproximadamente dois dedos abaixo da linha do queixo, no pescoço. Nas bochechas, escolha deixar o formato mais quadrado ou arredondado. Uma dica, para conseguir uma barba com o formato perfeito, comece a fazer o contorno desde o início do crescimento.Se usar cavanhaque, faça o desenho com a lâmina de barbear e apare os fios com a tesoura ou a máquina.
- Pós-barba: não deixem de usar pós-barba após definir os contornos. Ele alivia a irritação e o ardor provocados pela lâmina, acalma a pele e ajuda na cicatrização. Aplique em toda a área da barba pois ele hidrata os fios. Dê preferência aos produtos em gel ou loção, são refrescantes e ideais para quem tem a pele oleosa. Evite os produtos que contém álcool, eles ressecam a pele e os pelos.
- Óleos: use óleo ou balm que conservam os fios mais lisos, sedosos e macios.
- Pentear: a barba precisa ser penteada para que os fios fiquem sempre alinhados.
- Barboterapia: a técnica consiste em um procedimento de higienização dos fios da barba e de esfoliação da pele que está por baixo. É ideal para quem tem a barba mais comprida e cheia.
- Volume: volume na barba não significa deixar crescer desordenadamente para todas as direções. É necessário cuidar dos fios, aparar periodicamente as pontas de forma simétrica e pentear. Utilize produtos que ajudam a marcar o visual, como ceras ou cremes específicos para modelar.
- Cuidado: a frequência sugerida pelo cuidado das barbas é de quinze dias, ideal para uma barba bonita e bem cuidada.
- Falhas: barbas falhadas ou ralas, é possível encontrar alguns produtos no mercado que ajudam, porém, o ideal é procurar um dermatologista para melhor indicação.
- Visite a barbearia: aparar a barba somente em casa, nem sempre vai garantir que o corte e o desenho tenham o formato correto, por isso, a visita na barbearia para a manutenção do visual é essencial.
Sigam essa rotina de cuidados!
Assim como os cabelos, a barba também precisa de uma rotina de cuidados diários, para obter um crescimento saudável. São esses os cuidados básicos, para conquistar pelos fortes, saudáveis e uma barba mais cheia. Os cuidados com a aparência deixaram de ser um tabu para muitos homens. E não tem jeito: a barba continua sendo protagonista na hora de compor o visual masculino.