Porque não usar chapinha?

Publicado em:

Com o uso crescente de tratamentos térmicos, como chapinhas e secadores de cabelo, a estrutura do fio capilar pode sofrer danos que lesionem a estrutura interna dos fios: o córtex. O excesso de calor pode modificar a forma da queratina presente nos fios, sendo que esta proteína é responsável pelas propriedades mecânicas do cabelo, como a elasticidade e a resistência dos fios capilares.

O excesso de calor acaba por modificar a estruturação interna dos fios e deixando-os com a aparência quebradiça e sem vida. A exposição dos fios a temperaturas acima de 250ºC ocasionam danos irreversíveis para todos os tipos de cabelos. Este dano ocorre de forma gradual e por muitas vezes imperceptível no primeiro momento, porém com o passar do tempo e com o uso da chapinha em conjunto com tratamentos químicos como: alisamento, progressivas, descoloração e tingimento tal combinação com certeza irá aumentar os efeitos negativos sobre o cabelo. A descoloração e o constante uso de tinturas faz com que os fios fiquem extremamente porosos, o que diminui a resistência dos cabelos que, ao entrarem em contato com o calor, já estão danificados, acelerando o processo de destruição do fio.

 

Tempo x Chapinha?

De acordo com especialistas durante a vida os fios mudam a sua estruturação e consequentemente se houve muito processo térmico, a recuperação dos fios tende a ser mais demorado. O excesso de químicas e demais alterações na estrutura do cabelo são uma agravante do estado de dano dos cabelos em contato com a chapinha. Para que o cabelo fique protegido, caso seja necessário utilizar e você queira muito manter os fios lisos é fazer uso de produtos que tem proteção térmica antes de iniciar o procedimento.

a2

 

Protetores térmicos testados

A eficiência dos protetores térmicos já é notada à partir da primeira aplicação do produto. ele pode ser em dois formatos, como condicionador leave-on, que não necessita de enxague, e no formato de óleo de silicone, o qual é aplicado nos fios após a utilização da chapinha. O mais indicado para os cabelos que tiveram danos devido a tinta, progressivas e descolorações é o óleo de silicone, devido a sua fixação ser maior e permanecer aderido junto à superfície dos fios capilares, sua ação é inversa dos condicionadores que tem em sua composição a capacidade de penetração maior junto ao couro cabeludo. Já para cabelos que nunca receberam processos químicos, tanto os fluidos de silicone quanto os condicionadores leave-on podem ser utilizados.

Também existem no mercado xampus, géis de silicone, cremes de hidratação e até sprays com proteção térmica, indicados para quem faz uso contínuo de secador de cabelo e chapinhas. Nos últimos anos, as indústrias cosméticas vem se empenhando em pesquisas e novas tecnologias para esse tipo de procura, já que o aumento da quantidade de pessoas que utilizam de procedimentos térmicos também aumentou a quantidade de mulheres que tomam cuidados com os fios antes de passar a chapinha, secador ou baby liss.

a1

A finalidade desses produtos termoativos é formar uma espécie de camada protetora que irá isolar os fios capilares da agressão do calor, fazendo com que recebam menos incidência dele. Portanto o uso de protetor térmico para cabelos é muito importante e deve ser usado antes de uma secagem com secador de cabelos e também do uso da chapinha. Dessa forma os cabelos ficarão protegidos do calor e terão maior tempo de brilho e hidratação.

O modo de usar o produto térmico para cabelos é sempre antes da escova e prancha, utilizar uma medida do tamanho de uma moeda, colocar nas palmas das mãos, espalhar e em seguida aplicar nos fios de forma como se estivesse escovando os cabelos com um pente, nunca passe rente à raiz dos cabelos, pois poderá aumentar a quantidade de oleosidade no local.

Deixe seu comentário!

Lua Nova
Segunda - Domingo
08/04 - 14/04
Lua Crescente
Segunda - Domingo
15/04 - 22/04
Lua Cheia
Terça - Terça
23/04 - 30/04
Lua Minguante
Quarta - Terça
01/05 - 07/05
Fases da Lua
WhatsApp: 31. 3657-5757