Rosângela Santos fala sobre a situação atual de Brumadinho após tragédia

Publicado em:

A tragédia de Brumadinho completou um mês no dia 25 de fevereiro de 2019, com um número de 180 mortos encontrados, a maior parte homens, e 130 ainda estão desaparecidos, uma cidade com várias comunidades ainda tomadas pela lama e uma população desolada, tentando retomar suas vidas, mas ainda sem saber como e aonde recomeçar.

A empresária Rosângela (38), que tem sua Franquia Socila em Brumadinho, na qual é moradora, e recebia com frequência clientes que foram vítimas da tragédia ocorrida na Barragem do Córrego do Feijão, no dia 25 de janeiro 2019, em entrevista fala sobre a atual situação de Brumadinho. Acompanhe.

 

Como humana e empreendedora o que pode falar sobre a situação de Brumadinho?

Rosângela Santos: É muita dor para os moradores da cidade de Brumadinho, ter vivido esta inacreditável tragédia ocorrida no dia 25 de janeiro, iniciar um ano com tantas expectativas boas e acabar sendo surpreendidos com uma tragédia humana tão grande como esta. A cidade de Brumadinho que sempre foi lembrada pela estrada real, pelo turismo, pelo maior museu de céu aberto da América Latina, hoje é lembrada pela tragédia da Vale. Afetando diretamente a economia da cidade.

Nossa cidade hoje contabiliza uma queda do comércio em mais de 50 % nos faturamentos. Situação preocupante para a economia da cidade pois a maior fonte de renda perca pita da região são as mineradoras, dentre elas a Vale é a predominante. Os empresários e comerciantes da cidade já estão se reunindo com autoridades municipais e estaduais, para um plano de ação imediato, para recuperação financeira do Município.

a1-678x1024.jpg

É notável que o empreendedor tem uma função grande na evolução da sociedade. Comente, relacionando a atual situação de Brumadinho poucos dias após a tragédia da Barragem Córrego do Feijão.

Rosângela Santos: Lamentável situação ocorrida em nossa cidade fato este gerado devido uma irresponsabilidade humana, da empresa Mineradora Vale, tragédia ocorrida simplesmente porque não existe justiça válida em nosso País, aqui tudo tem o jeitinho brasileiro e a impunidade vem à tona sempre. Situações como esta aconteceu com a mesma empresa a 3 anos atrás em Mariana Bento Rodrigues, e acabou em pizza, a cidade foi destruída, moradores perderam suas residências e até hoje estão hospedados em locais cedidos pela Samarco e sem data prevista para retornar para suas casas. É triste a realidade do nosso País.

Espero que aqui em Brumadinho seja diferente e que após esta reincidência de irresponsabilidade do Grupo Vale, a punição seja dada dentro de uma justiça coerente e verdadeira. Perdemos muitas vidas, muitos amigos, muitas clientes e muitas famílias. Situação inacreditável e lamentável. Estamos muito abalados emocionalmente.

 

O seu negócio sofreu diminuição de clientes? O que fazer diante deste momento tão difícil?

Rosângela Santos: Com certeza, infelizmente foram 12 clientes fixas e muitas clientes indiretas que foram atingidas pela tragédia Vale. Brumadinho é uma cidade muito pequena, onde todos são muito ligados uns aos outros, e com isso toda população direta ou indiretamente perderam um ente querido.

Vamos nos unir para ter muita sabedoria, muita calma, muita luz para poder conseguir superar este momento. Estamos trabalhando muito nossa energia e nosso psicológico, para conseguir acolher nossas clientes e familiares, dando apoio, carinho e atenção.

a2.jpg

A realidade é que a vida continua para quem fica. Gostaria de acrescentar um comentário sobre o assunto?

Rosângela Santos: Na verdade, estamos em muita oração pedindo a Deus muita sabedoria e muita força, para todos superarem este momento de muita dor e muita angustia. Somente Deus pode dar força aos familiares, temos certeza que em breve todos nós estaremos reestabelecidos psicologicamente, para darmos continuidade na vida e seguir nossos caminhos.

 

Sobre as arrecadações de diversas partes que tem chegado a Brumadinho. Comente.

Rosângela Santos: Muita gratidão, por saber que temos pessoas maravilhosas no mundo, e nos solidarizando neste momento tão trágico que estamos passando, isto que nos fortalece cada dia mais, e nos dar força para seguir em frente, acreditando que dias melhores estar por vir, e vamos conseguir superar este momento de tanta angústia e dor.

Fale um pouco de Brumadinho, antes da tragédia da Barragem da Vale?

Rosângela Santos: Brumadinho sempre foi uma cidade muito alegre, uma sociedade cristã e de muita fé! Pessoas do bem de um imenso coração, receptivos com os turistas, e sempre foram pessoas de muitos sonhos. Uma cidade em constante evolução, muitos jovens estudantes, focados em seu crescimento profissional e em sua estabilidade financeira. Um dos sonhos desta população jovem era fazer parte da equipe de profissionais da empresa Mineradora Vale.

a3-680x452.jpg

Por tanto 70% das vítimas da tragédia foram jovens cheios de planos e sonhos...que por uma trágica irresponsabilidade humana tiveram sua carreira interrompida. Jovens estes que tinham muito a contribuir com a nossa cidade Brumadinho. Vidas jamais terão preço, não há valor que apague a dor destas famílias, somente o tempo poderá ajuda-los neste momento, e não há nada que se possa fazer em relação a isso. A melhor hora para tomar atitudes, para mudar as coisas e fazer tudo dar certo, é quando tudo está indo contra você, pois o melhor impulso para a falta de coragem é a ação. Mas, não ficaremos sentados lamentando, vamos seguir em frente e acreditar que o amanhã será sempre melhor que o hoje. E tudo podemos, quando acreditamos em nós mesmos, e na força do criador.

Dediquemos, um pouquinho de nosso tempo e dobremos nossos joelhos, e clamemos ao nosso Senhor, para que tenha misericórdia, trazendo o consolo necessário aos corações enlutados e dilacerados pelas perdas. Amigos são necessários nesse momento, e gostaríamos muito de fazer um apelo a todos: Oremos por esse povo, e que Deus nos abençoe!!!

 

 

Acervo Socila Jornalista Najla Rodrigues

Deixe seu comentário!

Lua Nova
Domingo - Sábado
10/03 - 16/03
Lua Crescente
Domingo - Sábado
17/03 - 24/03
Lua Cheia
Segunda - Segunda
25/03 - 01/04
Lua Minguante
Terça - Domingo
02/04 - 07/04
Fases da Lua
WhatsApp: 31. 3657-5757